domingo, 23 de fevereiro de 2014

PEDAGOGIA DA TRANSMISSÃO X CIBERESPAÇO

imagem do Google

O uso da ferramenta computacional exige reflexão para que esta tenha um uso cognitivo que conduza o aprendiz, a vontade de buscar caminhos e de saber mais, como, por exemplo, navegar no ciberespaço. Sendo observado , portanto, tendências a novos paradigmas que pressupõem maior interação e participação ativa do aprendiz.
Novos olhares para uma aprendizagem colaborativa e individualizada, em ambiente de interação com o computador, podem contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades  que provoquem a ruptura dos paradigmas tradicionais e gerem ações que sejam potencializadas para redirecionar as finalidades do ensino e da aprendizagem escolar contemporânea.
A escola é um lugar onde se estabelece as ações para instrumentalizar o educando para o estudo. O papel do professor está em validar a utilização do computador como uma das ferramentas para estudo. Ao usar o computador como instrumento de representação social, numa perspectiva de aprendizagem de saberes cientificamente socializados, o docente deverá adotar uma postura em que ele e os alunos possam aprender juntos para romper a ideia tradicional de que o professor é detentor de todo o conhecimento. O professor, de forma específica, tem uma função mediadora na sistemática de construção de mecanismos de interação, como sugere o modelo de aprendizagem e construção de conhecimento em Vygotsky, que confere ao professor o papel de aproximar os saberes socialmente trazidos pelos alunos aos saberes escolares, valorizando as experiências do meio social.Vale ressaltar que é preciso democratizar os computadores nas escolas e capacitar os professores para atuarem com seus alunos, a fim de que usem o computador como alternativa de ensino e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário