segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO

O Espaço Ocupado pela Multimídia na Educação


http://secretariamunicipalmarilia.blogspot.com.br/


Em Educação, o termo multimídia tem sido usado por gerações, para descrever métodos de ensino e aprendizagem que utilizam sentidos humanos combinados, como audição e visão, por exemplo. Ambientes multimídia de aprendizagens que combinam mídias simples como livros, fotografias, áudio e videotapes tem sido usados em Educação por mais de 50 anos, acompanhando as invenções e o aperfeiçoamento das tecnologias de imagem, áudio e vídeo. A inovação, nos últimos anos, está no fato de que todas as formas de informação, sejam visuais, gráficas ou auditivas, já podem ser armazenadas digitalmente, acessadas e integradas, convenientemente, para apresentações alternativas sob controle do computador.
A característica mais marcante da multimídia é a manipulação intuitiva dos dados, e esta intuição é muito mais desenvolvida nas novas gerações. Certamente, você já se surpreendeu ao ver uma criança manipulando um computador, videogame ou mesmo um telefone celular com muita destreza. Poie é, esta nova geração não recorre aos manuais, ela vai entrando, apertando botões e acaba descobrindo como cada equipamento funciona com a maior facilidade.
A formação do professor ainda não dá conta de acompanhar esta evolução. Cabe a cada um de nós encontrar um novo espaço em nossas salas de aula. Precisamos desconstruir a ideia de que ensinamos o tempo todo aos nossos alunos. Faz-se necessário respeitar cada vez mais o saber dos alunos. Em se tratando de novas tecnologias, é impossível negar: eles aprendem a lidar com elas com muito maior facilidade que nós. Então, o melhor a fazer é vencer a pedagogia tradicional e e aprender junto com eles, criando ambiente de aprendizagens abertos e motivadores através da multimídia, contribuindo para promover a competência de aprender a aprender e orientar a utilização desses recursos com uma visão pedagógica bem planejada e flexível.



http://panambi-egef.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário